Já parou para pensar que todas as lembranças armazenadas em nossa memória, sejam elas boas ou ruins, podem estar impactando diretamente em nossas reações?
Cada informação armazenada neste nosso complexo desktop humano pode, em algum momento, desencadear o que chamamos de “Gatilhos Emocionais”.
Sabe quando reagimos a alguma situação de forma espontânea, mas nem sempre como gostaríamos? Normalmente, o responsável por essa reação é o gatilho emocional!
“Eles são como o instinto de sobrevivência de uma criança ferida e acabam dominando a nossa razão e a nossa emoção”.
Em sua esmagadora maioria, os gatilhos emocionais negativos têm vínculo com momentos de nossa vida na qual não solucionamos algo da maneira como queríamos, ou deveríamos.
Eles são como o instinto de sobrevivência de uma criança ferida e acabam dominando a nossa razão e a nossa emoção. Não sei o seu, mas o meu instinto de sobrevivência já foi muito forte. Mesmo depois que eu deixei de ser “uma criança ferida”. Aprender a lidar com meus gatilhos emocionais mais desagradáveis me fez uma pessoa mais tranquila e consciente, então gostaria de compartilhar meu aprendizado com você.
COMO REAGIR AOS GATILHOS EMOCIONAIS NEGATIVOS
Antes de mais nada, é importante que você entenda e aceite que todas as pessoas do mundo têm alguns destes fantasminhas-sem-graça. Se você já entendeu isso, deve então reconhecer quais são os seus gatilhos: faça uma análise das situações nas quais eles são desencadeados, reflita sobre acontecimentos antigos que possam ter relação com o acionamento do botão de alerta e relacione cada gatilho com a principal emoção sentida quando ele é acionado (raiva, pânico, compaixão etc.). Tome nota, se quiser.
Entendeu e reconheceu seus gatilhos? Comece a evitá-los ou transformá-los, através de um processo de mudança consciente: “conheço meus fantasmas e vou combatê-los”. A mudança consciente é um trabalho de cura, que deve ser iniciado e realizado por nós mesmos, mas não precisa ser sozinhos. É importante destacar o quanto é fundamental durante o processo de cura a ajuda de especialistas, amigos, familiares e das pessoas próximas a você.
A VOZ ATIVA QUE ENCONTRAMOS NO PROCESSO DE MUDANÇA CONSCIENTE
Quanto mais você se dedicar à análise de seus gatilhos e emoções, mais irá perceber que terá iniciado um processo intenso de busca por uma voz ativa que não tinha no passado. Essa voz mostrará suas vontades e defesas para todo mundo. Aliás, tenho que confessar que, atualmente, a minha voz ativa é ativa até demais (ainda bem!). Só que nem sempre foi assim: na infância, fui forçada a aceitar diversas condições impostas e isso me fez sofrer demais. Até hoje o que me é imposto é um gatilho emocional negativo que preciso administrar.
“Sou mais forte porque tenho voz ativa e tenho voz ativa porque analisei meus gatilhos emocionais negativos e reagi a eles”.
Justamente por este sofrimento do passado, e levando em conta tudo o que já coloquei neste texto, fui capaz de acionar a minha (só minha) mudança consciente, na qual desenvolvi uma lógica própria, que aplico quando preciso lidar com as sensações e os sentimentos ruins. Sou mais forte porque tenho voz ativa e tenho voz ativa porque analisei meus gatilhos emocionais negativos e reagi a eles. Os gatilhos são provenientes do sofrimento, mas lidar com o sofrimento me tornou alguém conscientemente muito mais feliz, além de melhorar a maneira como me relaciono com as pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
AINDA FALTA ALGUMA COISA PRA EU SUPERAR MEUS TRAUMAS E ENXERGAR A VIDA DE UM JEITO MAIS POSITIVO. O QUE FALTA?
Sei que já ficou claro, mas vou repetir: você enfrentar o problema sozinha não deveria ser uma opção. Além de contar com médicos, e com mais um montão de gente, eu tive o processo de coaching como enorme fator da minha transformação para uma pessoa melhor (para mim mesma e para os outros).
O coaching é uma ferramenta poderosa, que te faz pensar sobre tudo, analisar melhor cada fato, desenvolver maior autoconsciência e definir metas para uma evolução constante. Com o coaching, eu entendi porque cada mudança em nossas vidas deve ser vista como uma nova oportunidade!
Que tal começar hoje a identificar os seus Gatilhos Emocionais?
* Sou uma eterna aprendiz. Acredito no potencial que há em cada Ser, em seu propósito de vida e seus valores. O meu propósito é auxiliar você em sua jornada de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, bem-estar e realizações, para que você “Alcance Seus Desejos” pessoais e profissionais! Sou Coaching e Facilitadora de Barras de Access.