Muita gente já entendeu que o coach é um especialista apto a ajudar seus clientes a buscar o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, por meio de técnicas e ferramentas que contribuem com o seu desenvolvimento e autoconhecimento.

Mas isso pode contribuir para o desempenho das empresas? Ou ainda, existe um processo de coaching para empresas?

Para ambas as perguntas a resposta é positiva.

“Grande parte dos problemas de gestão costumam ser imputados às falhas de comunicação.”

Encontrando um propósito comum

Seja qual for a natureza de sua empresa – indústria, comércio, serviços – ela é formada por pessoas. E cada uma dessas pessoas possuem seus próprios sonhos, objetivos e expectativas. Possuem valores individuais, que devem não apenas estar alinhados com os valores e objetivos da empresa, como ser reforçados por eles.

“A clareza de propósito também é fundamental para lidarmos com as pequenas dificuldades diárias.”

Esse alinhamento é também o trabalho do coaching.

Para além disso, o coaching não apenas revela esse propósito comum, como entrega as ferramentas para que todos caminhem em uma mesma direção. Quer ver um exemplo?

Grande parte dos problemas de gestão costumam ser imputados às falhas de comunicação. Em outras palavras, quando não se tem clareza de propósito, não se alcança a sinergia das ações. O coaching ajuda a traduzir o propósito da empresa para as diferentes áreas e equipes. Com todos falando a mesma língua, a comunicação se torna muito mais eficaz.

A clareza de propósito também é fundamental para lidarmos com as pequenas dificuldades diárias. As constantes mudanças e adaptações pelas quais temos que passar em nossas rotinas podem tornar-se desafios compensadores caso tenhamos a visão do objetivo maior e a resiliência necessária.

A própria ética de trabalho é afetada positivamente. O espírito de grupo, o sentido de pertencimento, o sentimento de importância na resolução das tarefas e o orgulho sobre os objetivos alcançados. Tudo isso ganha um significado renovado quando temos clareza de propósito.

Quando as diferenças enriquecem

Nas empresas familiares ou com diferentes gerações no comando da operação, não é raro haver também grandes diferenças de visão sobre os valores que devem orientar sua atuação.

Em situações como essa o trabalho de coaching tem ainda mais a contribuir.

O coach, com distanciamento crítico, é capaz de enxergar com clareza os pontos de atrito e de sinergia, objetivando as questões, conduzindo passo a passo a construção de um caminho em comum.

Dessa forma o conflito passa a se tornar fonte de novas ideias, criando novas possibilidades e enriquecendo a cultura organizacional.

Cada empresa é única

Grandes corporações, empresas familiares, startups, não importa. Seja qual for a natureza de sua empresa ela tem um propósito, tem algo que a faz única no mercado. E esse algo nós podemos descobrir juntos! Vamos conversar?