A expressão Coaching deriva de Coach, palavra inglesa que designava originalmente as luxuosas carruagens da nobreza, cujos condutores eram conhecidos como “coachers” (cocheiros).
No século XVIII, “Coachers” e suas carruagens eram costumeiramente responsáveis por levar jovens alunos às universidades. Não demorou muito, o termo passou a ser associado ao compromisso que professores e tutores particulares tinham em “conduzir”, em acompanhar, em preparar e treinar seus alunos para avançarem na vida acadêmica.
Da vida acadêmica para a corporativa foi só mais um passo.
Coaching
“O processo de coaching tem o propósito explícito de promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional. Estimulando o surgimento de novas perguntas, novas respostas e novos pontos de vista, mudando a forma de pensar problemas e soluções”.
Hoje, o processo de coaching é um dos mais utilizados, respeitados e talvez um dos menos compreendidos nas empresas. Para além dos resultados e objetivos funcionais, o processo de coaching tem o propósito explícito de promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional. Estimulando o surgimento de novas perguntas, novas respostas e novos pontos de vista, mudando a forma de pensar problemas e soluções. Sempre respeitando características, conduzindo competências e capacidade de realização tanto de profissionais como, no caso do coaching voltado para equipes e departamentos empresariais, das instituições.
E para isso, existe o Coach.
Coach
O Coach – profissional responsável pela condução do coaching – é antes de tudo um especialista – certificado – inspirado, formado e instrumentalizado para realizar com sucesso a condução deste processo. Estabelecer uma relação de confiança com os envolvidos, valorizar e promover as competências individuais, focar em objetivos claros, definir metas e prazos, motivar a mudança, sempre com base técnicas e ferramentas específicas.
Coachee
O Coachee é aquele que é orientado pelo coach – pode ser você, uma empresa familiar ou uma multinacional com milhares de colaboradores.
É também o principal foco da mudança promovida pelo coaching. Aliás, é ele quem deve buscar a mudança de um estado para outro – de um potencial não realizado para um estado de satisfação e equilíbrio entre aspectos profissionais e pessoais.
Afinal, o que NÃO é coaching?
Coaching não é palestra motivacional. Também não é consultoria de estilo pessoal, personal trainer, treinamento para vendas ou um novo regime para quem quer emagrecer.
Na verdade existem muitos profissionais se apresentado como coach em diversas áreas de atuação. Não por má fé, mas por este ter se tornado um termo muito em voga, de certa forma adaptável às necessidades de comunicar ao público ao que o trabalho se propõe e em que área e atuação.
Apesar dessa quase banalização do termo, os verdadeiros propósitos do Coaching estão sendo apresentados e reconhecidos cada vez mais pelas empresas e profissionais em geral.
Procure conhecer o quanto o Coaching já fez e pode fazer por profissionais como você ou empresas como a sua. Se algum detalhe não ficou claro ou faltou explicação, entre em contato. E não deixe de continuar acompanhando nossas conversas por aqui!