Entenda os efeitos da Covid-19 sobre o mercado imobiliário brasileiro e as medidas recomendadas para atenuar os impactos da desaceleração econômica sobre o setor

 

O novo ciclo tão aguardado de recuperação do mercado imobiliário mal teve tempo para se confirmar como uma promessa para 2020 e já teve que ser adiado. O momento exige cautela, planejamento e mais investimento em novas tecnologias por parte de imobiliárias e Family offices, para que se adaptem definitivamente às exigências do consumidor, que deseja mais serviços prestados remotamente.

Tudo tem mudado muito rapidamente, por isso é fundamental se manter atualizado para saber que atitudes tomar quando surgirem novas oportunidades.

A Casa virou a protagonista da vez. Por permanecerem por mais tempo em casa, as pessoas desenvolveram mais apego e intimidade com o ambiente doméstico. A casa virou definitivamente um lar, além de ser também o novo local de trabalho para muitos de nós.

 

Tendências do mercado imobiliário pós-Covid-19

Em vez de continuarmos pensando em microapartamentos com áreas compartilhadas, daqui para frente precisaremos dar mais atenção às áreas externas dos imóveis. As casas em condomínios fechados e em áreas periféricas também precisarão ser repensadas.

Como o home office ganhou força com a chegada da Covid-19 (coronavírus), a localização do imóvel passa a ser menos relevante na decisão de compra ou locação, porque a proximidade do trabalho deixa de ser uma condição em muitos casos.

As visitas podem ser transmitidas por aplicativos como WhatsApp ou FaceTime, e os lançamentos podem ser adaptados para tours em realidade virtual, além das maquetes virtuais, acompanhando a demanda de fechamento de negócios de forma on-line.

As assembleias de condomínios podem ser feitas através de aplicativos, como Zoom ou Google Meet, assim como as reuniões com corretores, proprietários e locatários. Tabelionatos em breve passarão a aceitar escrituras de forma totalmente digital.

Há diversas outras mudanças que já podem ser observadas. Veja alguns pontos que nós já conseguimos identificar como certos:

  • O corretor está mais preparado, pois conseguiu aproveitar as limitações impostas pelo isolamento social para se conectar ainda mais com os seus clientes;
  • A presença de varanda/sacada nos apartamentos nunca foi tão requisitada;
  • Cresceu a rejeição das pessoas por prédios muito próximos uns dos outros;
  • Tendência de morar em minicidades que possuam serviços próprios, com aplicativos de delivery;
  • Preferência por casas mais espaçosas, com ambientes que facilitem o Home Office.

 

Expectativas dos clientes X realidade

Pelo que tenho lido em pesquisas e conversado com colegas que também são especialistas no setor, é preciso corrigir a defasagem entre o que o mercado oferece hoje e o que os clientes esperam receber. A própria existência da imobiliária como uma estrutura física já está sendo questionada.

A disponibilização do endereço completo dos imóveis nos sites, por exemplo, já foi citada como uma prática muito demandada pelos consumidores quando realizam pesquisas on-line, mas pouco oferecida pelo mercado.

É fundamental que corretores, incorporadoras e imobiliárias aperfeiçoem os seus processos e passem a dar mais atenção aos seus clientes de forma digital, reduzindo a necessidade dos contatos presenciais. A venda de imóveis de forma remota já é uma expectativa por parte dos clientes.

 

Medidas para contornar a crise do setor imobiliário

Sabemos que momentos difíceis exigem novas atitudes. E estamos falando de um setor que ainda precisa se aperfeiçoar em diversas frentes para conseguir atravessar com mais tranquilidade esse período difícil. Volto a dizer que as tecnologias são o ponto central nesse processo.

Com relação à inadimplência, como muitos locatários tiveram seu faturamento reduzido nos últimos 2 meses, algumas imobiliárias estão propondo negociação dos débitos. Nesse caso, é importante considerar e ponderar tudo, para os dois lados, chegando a um ponto em que seja satisfatório para ambos.

Diversas medidas estão sendo tomadas e outras ainda serão necessárias para auxiliar no enfrentamento da crise. É por isso que, mais do que nunca, é preciso contar com a experiência de quem conhece a fundo o mercado de bens imobiliários e acompanha de perto os desdobramentos dos acontecimentos.

No dia 30/04, eu e outros especialistas nos reunimos em um webinar gratuito para falar sobre negociações, mercado jurídico, novas tecnologias e boas práticas frente aos desafios impostos pela Covid-19. Se quiser saber mais, acesse aqui o vídeo.

Recomendo também a leitura da pesquisa inédita realizada pelo Grupo Zap, que pode te ajudar a entender muitas dessas mudanças que temos visto. Ela está disponível gratuitamente para download.

Se você ficou com alguma dúvida sobre as informações compartilhadas neste artigo ou precisa de aconselhamentos específicos sobre a condução dos seus negócios durante a quarentena, fique à vontade para entrar em contato. Terei um enorme prazer em te ajudar!