Manter-se atualizada e em constante aprendizado é fundamental para agregar valor aos clientes que confiam em meu trabalho. Esta semana, aprofundei meus conhecimentos em Customer Experience (CX) – ou, em português, Experiência do Cliente – e refleti sobre como nossas interações diárias podem impactar, de maneira positiva, aqueles com quem trabalhamos.
Durante o curso, várias histórias que ouvi me conectaram com situações do meu dia a dia, e percebi que, sem querer, já vivenciei diversos exemplos de CX – mesmo antes de ter plena consciência disso.
Uma dessas histórias que me toca profundamente é a do “cafezinho da Graça”. Graça era copeira em uma administradora onde trabalhei, e sua tarefa era simples: preparar e servir café e chá em dois momentos do dia, pela manhã e à tarde. No entanto, o que a tornava única era o carinho, dedicação e cuidado que ela colocava em cada xícara.
O momento do café da Graça não era apenas uma pausa; tornou-se um ritual. Os clientes faziam questão de estar no escritório na hora em que ela servia o café, atraídos pela experiência acolhedora que ela proporcionava. Algo que parecia tão simples – passar um café – se transformou em uma experiência única, que gerava conexão e fazia com que as pessoas se sentissem especiais.
Me sinto muito grata por ter conhecido a Graça. Ela, sem saber, estava aplicando o conceito de “Customer Experience” de uma forma natural e genuína, mostrando que não são apenas grandes estratégias que fazem a diferença, mas sim, “como tratamos as pessoas em cada pequeno detalhe do nosso dia a dia.
E você, como tem criado experiências memoráveis para os seus clientes?